segunda-feira, 3 de março de 2014

Raridades por onde passo VI.

Exercendo o meu direito constitucional de ir e vir, quase sempre encontro carros da década de 60, 70 e 80 circulando normalmente pelas ruas da cidade onde moro, e também de outras cidades. Eu e meu inseparável celular, registramos imagens destes saudosos, que são guerreiros e continuam a rodar normalmente, graças aos cuidados de seus donos.

GM Chevrolet - Caravan 
Caravan... acredito ser do ano 1979, aparentemente reformada a pouco tempo. Estava estacionada na porta de uma residência em um bairro mais distante do centro da cidade. Rico em detalhes originais como frisos nos vidros, volante grande e fino, tampa do tanque cromada... As rodas também são originais neste ano de fabricação. Existem dois tipos de reforma: A reforma convencional e o restauro. O restauro fica muito mais caro, e poucos sabem esta arte. A reforma convencional já é feita por um funileiro e pintor sem grandes especialidades na área. De toda forma, é uma satisfação ver um carro desses passando diante dos olhos, ou até mesmo estacionado.

GM Chevrolet - Veraneio


GM Chevrolet - Veraneio

Este carro sobreviveu até a década de 80, dando lugar a outros utilitários que na época eram mais modernos. Com o seu motor de seis cilindros, seu consumo na cidade era em torno de quatro quilômetros por litro de gasolina, e o consumo na estrada chegaria aos cinco quilômetros. Tudo dependia do pé do condutor e também do braço, afinal de contas para girar o volante todo de um lado para o outro era necessário umas seis voltas. Esta raridade estava estacionada em uma entrada de Supermercado, e sua lata é impecável.

O passat era tido como um carro mais estável pelo fabricante pois seu motor era montado um pouco mais a frente do eixo dianteiro, o que segundo eles, davam mais aderência dos pneus ao solo. Este Passat, estava estacionado em frente a um comércio, eu não resisti novamente e tive que registrar esta imagem. Conversando com o proprietário, ele disse que o carro sempre foi da família. Realmente o zelo conta muito.

VW - Passat 1978

VW - Passat 78 original

VW - Passat 78 original

E continuando as andanças, vi também estacionado em um hipermercado, outra raridade. Cada dia vemos menos deles circulando, e os que ainda persistem, se cruzar meu caminho vão parar aqui... Pelo menos a foto. Entre carros mais novos, o Opala não faz feio. Pelo menos para mim. Gosto é gosto, não é mesmo?!

GM Chevrolet - Opala 1979

GM Chevrolet - Opala 79

Lá do alto da casa do meu irmão, vi um fusquinha parado. Não tinha como não por a mão no bolso e tirar a foto, antes que o dono saísse com ele. Este também é rico em detalhes originais de fábrica. Esse modelo saiu entre 1968 à 1969. No entanto, em 1970,  foram produzidos dois modelos diferentes de Fusca. Sendo o modelo parecido com este chamado de "70 primeira série" ou "primeira edição", e outro modelo diferente chamado de "segunda série/edição".
Qual a diferença do Fusca 70 primeira série e o segunda série?
Na segunda série, mudou bastantes detalhes em relação ao primeiro como por exemplo: para-lamas, retrovisor interno, para-choque, lanternas, tampa do motor... Foram mudanças extremamente visíveis, não tem como confundir.
VW - Fusca original

E para finalizar o "Raridades por onde passo", postagem de nº 6, com chave de ouro... Uma raridade especial! Durante uma viagem, parei em um posto de combustível, adentrei o restaurante e repentinamente meu coração disparou, o calafrio na espinha apareceu... Eu nem acreditava no que estava dentro daquele lugar. Um Chevrolet Bel Air de 1.953. Até a placa é personalizada. Muito lindo este modelo, merece todo o destaque no restaurante e aqui também!
Chevrolet Bel Air - 1953

Chevrolet Bel Air 53

Chevrolet Bel Air - ano 53





4 comentários:

  1. Olá amigo este carro está no Posto Anhanguera? Deduzi pela placa de Limeira/SP. Muito legal o seu blog. Grande abraço.
    Milton.
    (Itamarandiba-MG)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton:
      Obrigado por participar do meu blog, continue sempre lendo e comentando também. Sobre o carro que perguntou, realmente é de Limeira-SP e está estacionado em um restaurante do Posto que mencionou. Mais uma vez obrigado.

      Excluir
  2. Carros é a minha paixão. Embora tenha louco para sua loucura, me sinto realizado quando bato o pedal de partida em minha CG 77. Nada pode me fazer sentir assim, realizado, ando nela satisfeito. Quando aparecer umas motinhas na rua, tira a foto e posta aqui. Nota 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo, assim que eu encontrar vou registrar a imagem com meu inseparável celular e postarei aqui. São realmente dignas de ser apreciadas, eu mesmo já tive quatro (79,80,80,81). Obrigado por participar, se for possível deixe seu nome e local de onde participa. Até logo!

      Excluir