sexta-feira, 20 de abril de 2012

Quem gosta de antiguidades levanta a mão!

Gostar de coisas antigas como carros, motos, relógios, rádios, bicicletas, selos e coleções da época de "guaraná com rolha" custa um pouco a mais do que gostar do "tudo novo". Não sei explicar a origem disto em mim, mas vou ter que confessar o quanto isso me atrai... Já fiz algumas maluquices para adquirir um Corcel I 1976, um Fusca 1969, um Fiat 147, uma CG bolinha 1979... Mas cada qual no seu tempo, afinal não caberia em minha garagem estes saudosos.

Certa vez encontrei a venda um som toca discos antigo, nem esperei alguém me dar uma garantia do defeito (não rodava o prato do disco), fui lá e pimba, comprei-o!
Em casa, mexe aqui e dali... Consegui fazer o toca discos funcionar. Já até consegui uns discos emprestados para ouvir no meu som da década de 80.

Para me deixar encucado, acabei de ver um ventilador funcionando muito bem, com seus detalhes cromados da época... Pensei, se eu pudesse compraria este ventilador, mas estava ventilando em uma igreja.

Hoje mesmo, saindo do serviço para almoçar, deparei-me com um modelo de bicicleta antiga, década de 80 também. Era uma Caloi/Barra Forte, daquelas que tem o cano mais quadrado, e tem até uma almofada... Eu aprendi andar em uma dessa. Aproveitando que o cano era forrado, eu sentava ali como se fosse o banco e era muito fácil, pois eu alcançava os pedais e o chão também...

Resolvi escrever sobre isso, porque tem muita diferença entre uma pessoa vender algo antigo para uma pessoa qualquer e vender para uma outra pessoa, sendo esta segunda, um colecionador. Quem vende para um colecionador, quer praticamente lucrar o dinheiro do IPTU e do IPVA em uma única negociação, fora o preço da "mocréia". Pensando nisso, resolvi procurar o dono da bicicleta para perguntar se ele tem intenção de vender... Imaginem o que ele disse...

Depois falamos mais deste caso. Deixo abaixo a foto de uma Barra Forte, semelhante a deste "vendedor".

Caloi Barra Forte original.
Será que somente eu sinto saudades destas coisas? Será que sou normal? Tem alguém aí que gosta de antiguidades? Não me deixem sozinho com estas dúvidas...

13 comentários:

  1. Eu tinha uma dessa, com caixinha de ferramenta no quadro e um celim que parecia uma poltrona.

    ResponderExcluir
  2. Comprou? Quanto a bagatela?
    Renê. Vila Prudente

    ResponderExcluir
  3. Impressionante como as coisas de hoje não duram nada. Duvido que daqui a 25 anos teremos as coisas que estamos usando, nada é como antes.
    Amarildo Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Quando eu comecei a ler, já levatei a mão...hehehe

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal,
    Eu tenho uma barra forte da caloi, a Série 90 anos, e como o tempo é implacável, agora preciso de reformar ela, e peço a ajuda de quem souber. Procuro pela caixinha de ferramentas que encaixa no quadro da barra forte abaixo do assento do carona. Agradeço desde já a ajuda deste espaço para comentários.
    Atenciosamente

    Ronaldy Luiz - Curitiba
    ronaldy2003@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ROnaldy, será o mesmo que procurar uma agulha no palheiro, pois eu sei do que está falando mais nunca achei, nem na iternet pra vender. Vou mandar alguns links para o seu email. Grande abraço a todos e ao blog do Jefferson.

      Elder Pinheiro - Araporã/MG

      Excluir
  6. Realmente não posso levantar a mão, no entanto tive que ler para saber do que se tratava o presente texto. A única coisa que sei é que custa caro gostar do antigo. Um forte abraço e uma grande admiração para os colecionadores.

    ResponderExcluir
  7. ROQUE MERLINO 01 DE JULHO DE 2013
    SE ISSO TE ACALMA VISITE MEU BLOG E VC VAI VER RARIDADESDOVELHOROQUITO BLOGSPOT.FUI JUNTANDO UM MONMTE DE COISAS E QUANDO ME DEI CONTA NAO TINHA NEM ONDE POR .AGORA NAO TEM NINGUEM DA MINHA FAMILIA QUE GOSTE POR ISSO VOU ME DESFAZER DE TD ABRAÇOS ROQUE

    ResponderExcluir
  8. E o desfecho? Comprou a bicicleta?
    Um abraço!
    Walmir Junior.
    Araras-SP

    ResponderExcluir
  9. EU GOSTO MUITO DE ANTIGUIDADES, PRINCIPALMENTE EM DECORAÇÃO, LUSTRES, ABAJUS EM BRONZE, PORCELANAS, VASOS, QUADROS ANTIGOS, SE NO ANUNCIO TIVER ESSA PALAVRINHA MAGICA" ANTIGO" JÁ CHAMA MINHA ATENÇÃO, MINHA CASA PARECE UM MUSEU, MAS ME FAZ MUITO BEM...

    ResponderExcluir
  10. Gosto é gosto, cada um curti o que gosta.
    Adilson.

    ResponderExcluir
  11. olá, eu amo antiguidades. passo horas na internet matando saudades. São tentas!!!
    Fiat 147, Belina , corcel II, bicicleta monark. ah! perdí as contas. Parabens pelo blog.
    até mais.

    ResponderExcluir
  12. Ahhh os antigos! Desde LP, K7 e CD até o Fusca Itamar.

    ResponderExcluir