sábado, 21 de abril de 2012

Feriado de Tiradentes.

Hoje é dia 21 de Abril, feriado de Tiradentes... Saiba um pouco do que se trata este dia como lembrança de Joaquim José da Silva Xavier. É um breve resumo, porém escrevi de uma maneira bem clara para que fique mais fácil de guardar na memória. Posso falar que conheço pessoalmente o Joaquim Xavier, mas não é o Tiradentes; é um motorista aposentado da Viação Itapemirim... Brincadeiras a parte, leia agora sobre Tiradentes.

Hoje é feriado nacional em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mas todos conhecemos como Feriado de Tiradentes. Este homem além de ter trabalhado como vendedor ambulante também trabalhou como dentista, tinha grande habilidade nesta área e por isso recebeu este apelido. No ano de 1787 desistiu da carreira militar e mudou-se para o Rio de Janeiro onde conheceu alguns líderes de um movimento de independência. Quando retornou a Minas Gerais, trouxe seus sonhos de mudar as situações atuais de sua época como por exemplo libertar escravos nascidos no Brasil e transformar o governo em uma república.

Portugal nesta época, cobrava impostos altíssimos (pior do que o governo cobra hoje) e resolveu aumentar ainda mais seus impostos porque a quantidade de minério extraído estava diminuindo e Portugal queria impedir e evitar um possível contrabando. Diante deste fato, Joaquim José da Silva Xavier, juntamente com alguns líderes intentaram uma revolução no dia em que seria cobrado os impostos, mas o plano saiu errado. Alguns dizem que houve um "cagueta" no meio deles, pois um dia antes a Monarquia descobriu todo o intento. Todos foram presos e tiveram suas penas decretadas, porém Tiradentes levou a pior sentença no decorrer deste processo.

No dia 21 de Abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi condenado a enforcamento e logo teve seu corpo esquartejado e exibido para todos como uma forma de intimidarem os que tinham o mesmo intento. Algumas partes de seu corpo foram expostos em postes, inclusive a cabeça.

Depois de sua morte, não houve uma celebração imediata pelo seu ato heroico, mas a partir da Proclamação da República em 15 de Novembro de 1889 que ficou de fato reconhecido como algo importante feito por ele e daí em diante em nossos calendários como o Feriado de Tiradentes.

Muitas pessoas ainda hoje tem sonhos de verem o nosso País diferente, sem corrupções, sem impostos altos e sem desigualdade social. Evoluímos muito em relação ao passado, mas tudo que existia antigamente ainda existe, de uma maneira mais suave (comparada ao tempo de Tiradentes), mas existe. Temos também nossos "Tiradentes" da atualidade que brigam e lutam por um país melhor, mais justo... Acontece que eles não estão a vista, tão claramente e nítidos como estão os desonestos e corruptos.

Quando chegar a época de eleger um representante do povo, pesquise, questione, busque dar seu voto àquele candidato que realmente irá trabalhar para nós, para que ocorra melhorias em nosso meio, na saúde, no transporte, na educação e outras áreas mais... Esqueça aquele candidato que ficou 4 ou 8 anos no poder e somente sugou os recursos que eram para o povo, ou melhor, do povo. Vamos ser conscientes e entender que podemos melhorar a cidade, o estado, o país que vivemos. Sei que existem muitas pessoas que sonham com um Brasil melhor, mais justo, menos sofrido, menos pobre, mais feliz... Este Brasil tem que ser feliz, afinal o brasileiro é feliz e sonhador, como Tiradentes.

Um bom feriado a todos que desejam que seu bairro seja melhorado a cada dia, assim como sua cidade, seu estado, seu país... Seu planeta.

"Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor" (Salmos 33:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário