quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sete dicas para comprar um Fusca.

"Falem mal, mas falem de mim."
(Fusquinha).

Essa seria a fala do eterno fusca, caso ele pudesse expressar seus sentimentos.
Tudo bem que, não cabe cinco pessoas em seu interior, mas e daí?
Que não cabe uma bagagem em seu porta malas; e daí?
Que quando chove forte o limpador não dá conta do recado; e daí?
Você vai a padaria e leva os pães embrulhados dentro do carro, chega com eles exalando gasolina; e daí?
Quando desapercebido passa sem reduzir em uma lombada, parece que está andando em um carrinho de madeira, mas e daí?

Já sendo ex-proprietário de um 1979 e de um 1969; resolvi escrever para quem deseja adquirir esses saudosos automóveis que a Volkswagen tirou de nós a partir do ano de 1986, e retornou de 1993 à 1996. Com o coração apertado de saudade me lembro deles... Tudo bem, o tempo passou e o fusquinha continua firme e forte com seus respectivos proprietários... Abaixo, deixo algumas dicas para comprar um fusca e não levar de brinde a necessidade de ingerir Metamizol ou Dipirona.

Depois de encontrar o fusca candidato à vaga da garagem da sua casa, observe os seguintes itens:
1º - A lataria deve estar em bom estado, afinal de contas um motor refeito fica como novo, diferente da lataria do carro que não pode ser refeita simplesmente, a não ser em caso de restauração.
2º - Fique atento aos detalhes da estrutura do fusca, examinando os pontos que possuem ferrugem como no assoalho, caixa de estepe, portas, cantos das janelas, pés de coluna (parte inferior das portas no canto da coluna), etc...
Pé de coluna.
Caixa de estepe.
canto das janelas.
2º - Procure por detalhes originais correspondentes para cada ano, como detalhes cromados, frisos de alumínio, vidros com a marca Volkswagen, e na caixa de estepe deve existir uma plaqueta de alumínio com a numeração da carroceria.
Plaqueta.
3º - Dentro do veículo, acione o sistema elétrico: Faróis, setas, luzes do painel. Verifique se o marcador de combustíveis e o limpador de para-brisa estão funcionando.

4º - Durante o funcionamento, observe se o motor queima óleo (muita fumaça); dê uma volta com o carro, não compre apenas pelo visual.

5º - Esteja atento quanto a documentação: IPVA, SEGURO DPVAT, MULTAS...

6º - Procure um bom profissional para assegurar a vida útil do motor, assim como também um bom profissional para lhe informar da real situação da estrutura do carro.

7º - Não tenha em mente que irá encontrar um Fusca Relíquia pelo preço de um "meia boca"... Entenda que mais vale pagar um pouco a mais em um carro em bom estado de conservação do que ficar com aquele mais baratinho, pensando que gastará menos... 

São dicas básicas, mas que podem ajudar em algo. Uma coisa volto a repetir: Fusca é estrutura! Se ele estiver bom de lataria, o resto é detalhe... E por fim, não pense que comprando um Fusquinha por R$3.000,00 e gastando nele mais uns R$3.000,00 valerá R$6.000,00.
O preço dele será R$3.200,00.
Dura esta realidade, não é mesmo?!
Fusca 1969

9 comentários:

  1. pois é meu caro amigo, o sonho do meu esposo é ter um fusca laranja e ele já disse que não morre antes de comprar um kkkkkkkkkk

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  2. Um Fusca não é difícil de achar, mas laranja sim... Eu só conheço um, único dono e impecável... Já sabe né?! Ele não vende. Mas basta procurar, os sonhos valem mais e incentivam a busca! Um abraço!

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  3. Comprei um Fusca 85 para tê-lo como 2º carro e também pq gosto muito do carrinho. Por enquanto estou saindo com ele apenas aos domingos, mas pretendo em breve me inscrever num Clube de Fusca e começar participar de passeios e pequenas viagens.
    Resumindo: Estou muito feliz com meu Fusca!
    (Ô\|/Ô)

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  4. Fusca é fusca! Saudades!

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  5. Ainda vou comprar um 69. Tem que ser café com leite.
    ___
    ( )
    (Ô\|/Ô)
    Patrick Dino.

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  6. Tenho Fusca Placa Preta ano 1968, não vendo por menos de 25 mil reais; http://fusca1968alexsales.blogspot.com.br/

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  7. Ah... meu sonho é um desses. Tem que ser do 69 pra traz...

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  8. Boa tarde...

    Gostaria de saber o que significa uma placa com 4 números(no caso de meu fusca) que fica na frente perto da fechadura.

    No caso de meu fusca o número em questão é 4200

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  9. Na minha cidade, ao passar no centro, encontrei um fusca azul clarinho à venda, como estou a procura de um, cheguei perto, tinha dados como telefone e o ano do carro que é 86, motor 1600. liguei para o tel. o proprietário atendeu dizendo que o preço é de 3 mil reais, e que meses antes fez uma revisão de algumas peças do motor. superficialmente ,olhando rapidamente pra lataria e interior (vidros transparentes sem película), tem algumas imperfeições na tinta , pelo que vi só no capô, e o interior muito bem cuidado . pelo que percebi, sem arrodear muito carro, é nota 8. não vi o motor, mas também não sou leigo sobre as características do carro e o que ver na hora da compra. Vale a pena pagar 3000 em um fusca ano 1986(último ano de fabricação antes da série 'itamar'.)? o ipva 2014 (menos de 250 reais) já ta pago. Obrigado desde já;

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