sábado, 1 de outubro de 2011

1º de Outubro - Dia do vendedor.


Vendedor: Aquele que vende ou tem por profissão vender. 
Esta profissão é exatamente uma das mais importantes que existem e requer uma pessoa que possua um dom muito especial: O de encantar pessoas.

Encantar, no que me refiro neste contexto, não significa uma forma de enfeitiçar para enganar ou algo como magia, mas refiro no sentido real de causar satisfação, agradar profundamente.

Tive a oportunidade de ser um representante de uma empresa no ramos de bebidas e muitas vezes ouvi das pessoas ao meu redor que eu não era um vendedor, mas um "tirador de pedidos", visto que a própria bebida faz sua própria venda. Mas não era bem assim que acontecia.

Todo ramo de vendas com seu leque de produtos a serem oferecidos possuem aqueles "mais pedidos" os "mais vendidos" e os "cravos". Digo que os "mais pedidos" são aqueles que em cada visita todo cliente pede uma pouca quantidade. Os "mais vendidos" são aqueles que nem todos pedem por ele, no entanto quando se tem a venda dele, é em grande quantidade, superando os "mais pedidos". O último, "os cravos"; esses então são aqueles que ficam encravados no seu esquema de metas e que ninguém pede. É aquele produto que não tem grande aceitação no mercado por já haver certa marca liderando. Esse "cravo" é o que geralmente se dá mais proporção de comissão no ramo de bebidas, aonde muito sofri para dispersá-los.

Alto estado de adrenalina, tenso e ansioso. Era assim que eu me sentia a cada final de mês quando se aproximava o fim dos dias para o encerramento do período. Era a hora de sair visitando clientes de potencial,  insistir, reinsistir, chorar, implorar e não sei mais o quê, para no final ouvir do cliente: "Pode mandar pra mim..." ou "Está bem, pode colocar no meu pedido...".

Os "cravos" me perturbavam até no meu sono, juntamente com as metas de compradores e merchandising.
Quase sonhei que estava pedindo um COMPRADOR para adquirir os "cravos" daquele mês na Porta da Esperança, mas quando Silvio Santos abriu as portas não havia ninguém lá e a platéia em coro: Ahhhhh!

Vendedor... Independente de qual seja sua área... Parabéns pelo seu dia, parabéns por cativar as pessoas, parabéns por fazer a empresa em que trabalha progredir, parabéns por exercer uma das profissões mais importantes deste país e parabéns mais uma vez pelo seu dom de aproximar dos clientes e conquistá-los com sua inteligência.

Um grande abraço a todos os vendedores!

Um comentário: