quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Na hora de abastecer: Gasolina ou Etanol?


Na hora de abastecer o carro flex, o consumidor sempre leva um susto ao deparar-se com o preço praticado pelos postos de combustíveis. A causa do susto está principalmente ligado ao preço do etanol. Segundo notícias atuais o preço do etanol está 25% mais caro do que o mesmo período de 2010.

É de se espantar ao saber que tudo indica uma futura falta do produto no mercado e no tanque dos carros movidos a etanol. Mas a causa disso está diretamente ligada ao fato de ser mais vantajoso exportar açúcar do que fazer etanol. Visto que o mercado do açúcar está em alta, o lucro será maior atendendo esta necessidade. Um litro de álcool resulta em 1,5 kg de açúcar.

De toda forma, estamos vendo que realmente faltará esta opção de combustível ecologicamente correto no mercado brasileiro e a consequência todos já sabemos: Preços elevados.
Quem tem o carro flex, conta com um escape na hora de ser "assaltado" quando abastece o automóvel. Basta fazer a seguinte conta:
Divide-se o valor do Etanol pelo preço da Gasolina, o resultado deve ser igual ou menor de 0,7. Quanto mais abaixo de 0,7 melhor para seu bolso.
Exemplo dos preços praticados na cidade onde moro:
Preço do litro:
Etanol: 2,19
Gasolina: 2,99
2,19/2,99 = 0,73 (Nesse caso compensa abastecer com gasolina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário