segunda-feira, 8 de agosto de 2011

No tempo oportuno.


Estava em minha casa, pintando os muros e fazendo alguns acabamentos para enfeitar as janelas. Comecei a mexer com isso por volta de oito horas da  manhã. Logo chegou a tarde, almocei e logo retornei ao serviço, queria concluir a pintura logo. O tempo passou e logo o relógio marcava dezoito horas. Por estar ainda claro, comecei a fazer outras tarefas que seriam do próximo dia e quando menos esperei, não estava enxergando bem. Ficou escuro repentinamente e eu não tinha mais como trabalhar em cima de detalhes do acabamento. Era noite, quase dezenove horas... Entendi que não dava mais para continuar, mas eu queria muito terminar aquela tarefa, queria mesmo, e mesmo que eu me esforçasse, não dava mais.

Conclui que eu deveria ter feito mais cedo, ao invés de começar às oito horas da manhã, se eu tivesse iniciado às sete horas, teria concluído sim, com certeza... Mas o tempo passou e eu não pude concluir neste dia a etapa da pintura.

Entendi que na vida da gente tudo é assim, temos todo o tempo possível para realizar o que  pretendemos. Mas quem está disposto a levantar uma hora mais cedo? Quem está disposto a trabalhar uma hora a mais? Quem está disposto a dedicar-se mais pelo mesmo salário da tarefa de uma hora a menos? Quem se dispõe? Quase ninguém...

Se pra tudo nessa jornada da vida, houver dedicação, empenho, força de vontade e entrega total, fica mais fácil de concluir. Se nesta lida em que vivemos, houver comprometimento com o resultado, seja ele qual for; certamente ele surgirá. Não adianta esperar pelo colega que indica o emprego, não adianta confiar na empresa que precisa de funcionários semanalmente, não adianta conhecer o pisicólogo que contrata naquela área, não adianta ser conhecido do dono... Não adianta nada!

O que funciona, é levantarmos cedo e olharmos para o dia e acreditarmos que é lutando que se vence, é indo atrás, é batendo na porta, é buscando que se consegue atingir o inatingível.
Faça diferente, não espere anoitecer para ficar quebrando a cara no escuro. Ande, corra, acelere enquanto é dia e você enxerga com facilidade todos os obstáculos.

Vem aí a noite, quando não se pode fazer mais nada... E daí o tempo que tem para repousar, será usado em pensamentos e lembranças de frustração. Fica a dica: Trabalhe enquanto é dia, porque a noite certamente virá, e independente de você estar pronto ou não, ela virá.
Pintemos a nossa casa durante o dia... É muito mais fácil.

2 comentários:

  1. ... parece óbvio para todos nós, mas na realidade não a vemos isso como fato. Infelizmente, sempre achamos que nunca dá tempo de fazer nada. A administração do tempo parece se tornar uma contabilidade do faturamento de Bill Gates, sendo que quase um prédio com muitos andares de funcionários por muito pouco não conseguem... rsrsrs... Mas a verdade nua e crua independentemente se acreditamos ou não, se conseguimos enxergar ou não, é... há tempo para todas as coisas debaixo dos céus.

    Valeu mais uma vez... ótimo post!

    Geraldo Filho - Uberaba/MG

    ResponderExcluir
  2. Além de escrever com humor, escreve também palavras com valor. Agora, duas postagens por semana, está pouco, hein?! Um abraço.
    De: mdcury@yahoo.com.br

    ResponderExcluir